Arbitragem ou Novas regras...

E mais uma vez o Profeta Diário vem mostrar um pouco do que anda acontecendo no mundo de esportes bruxos.



Na Irlanda, na pequena vila Ballygallery, uma cidade turística usada principalmente para as férias, está." Pegando fogo" com o anual curso de arbitragem de Quadribol (CAQ). Ao que tudo indica, a federação internacional de Quadribol (FIQ) está de portas fechadas para discussão das novas regras criadas para o amado Quadribol que toda comunidade bruxa ama! Porém, para dar  ainda mais polêmica, as regras não irão afetar apenas os jovens e novos juizes, mas também os veteranos!

Até o momento, não tivemos noticias sobre quais as mudanças que estão por vir, mas a FIQ prometeu que todos ficarão cientes até o fim do evento, e nós, do Profeta Diário, estaremos lá na frente da fila para dar as noticias em primeira mão para os nossos leitores. Como todos sabem, árbitros são fundamentais em qualquer prática desportiva e nosso amado Quadribol não iria deixar de fora os nossos juizes. Claro que os acontecimentos do evento formam grandes expectativas e muitos bruxos famosos estão por aqui, grandes jogadores, juízes e narradores. Por Merlin, nós conseguimos encontrar um ex-juíz que em sua época, há uns trintas anos, deu o que falar! O francês Oliver Ferrer por suas condultas em jogos e a maneira nada amigável de apitar um jogo.

O jogo mais renomado de sua arbitragem foi no Caerphilly Catapults x Tornados de Tutshill, uma partida muito difícil, de muitas faltas e grandes acidentes.Tornados levaram por volta de quinze penalidades durante a partida, levando os Caerphilly Catapults a terem vários jogadores contundidos e tendo a necessidade de realizar três substituições durante o jogo. E lá estava o juiz Oliver, com sua imparcialidade rigorosa! Este jogo rendeu meses de páginas no Profeta Diário, bom isso já é outra matéria.

Apesar de ser um homem rude e famoso, sua conduta é admirável, apesar de certos erros na carreira, e concedeu-nos alguns minutos da sua ilustre presença para uma conversa.


O Sr. Ferrer marcou nosso encontro em um bar trouxa, regado a cerveja preta e boxty (panqueca de batata). Suas palavras foram: 

"Tudo que se renova é bom, ás vezes, mas será certo ou incerto? Só o tempo vai poder dizer como preencher lacunas".

Diante de tais palavras foi inevitável não perguntar qual era a visão dele para esse pequeno tumulto entre os bruxos nesse curso anual. Foi perceptivel que ele parecia considerar a indagação e respondeu, com seu sotaque arrastado: 

"Que estão perdendo tempo. Já a anos que estão tentando mudar as regras quanto a arbitragem e nunca entram em acordo, pois fizeram muito bem em impor as novas regras. Desde que me entendo por gente, nunca entraram em um acordo. Agora, entre ficar polemizando algo que não está em discussão, prefiro usufruir e cutivar mais inimigos pelo caminho. Esse tumulto não vai dar em nada. Todos sabem que árbitro é para explicar mal-entendidos, evitar faltas e fazer marcações, ficar de olho no pomo. Não sei que irão mudar, mas ficar brigando por isso tampouco irá fazer a coisas continuarem como estavam.

Um pouco mais animado por causas das cervejas, ele me respondeu sobre duas faltas que ele acha que poderia mudar, sendo elas o Catimbar ("Adoro essa, ele riu") e a famosa Guidonar.

"Acho que nessas alturas", ele em tom risonho." O catimbar, minha querida, poderia ter um regra mais exigente. Sei que gosta, pois me lembro das suas peripércias." Lembrando da minha época de jogadora. Ele continuou:

 "Uma tática dessas é perigosas demais, o balaço vai em cheio em algúem, se as autoridades não estiverem atentas. É um perigo, mas uma regra apenas pra evitar isso, como uma pequena punição ou dizer apenas dois por jogada, contudo isso acho que não tem chance de mudar.
Há séculos essa jogada continua forte nos jogos. Às vezes tem coisas que não mudam mesmo, há tanto tempo não há mudanças."

E, por fim, a segunda tática que foi comentada com uma breve explicação:

 "Essa, em minhas partidas, eu dava alguns apitos. Jogadores vem naquela velocidade, ai um se arma fazendo uma engatada. O jogador voa longe, mas parecem que adoram. Essa também é famosa, a Guidonar, mas deveriam pensar nela como uma falta muito perigosa, dar um pouco mais de atenção a ela"

Tentei conversar mais sobre o assunto, todavia, com sua famosa educação, encerrou a "Conversa":

"Mudanças são bem vindas, claro se existir coerência no caso onde existem tantas faltas."

                                                              "Momento Nostalgia"


"Eterna Madame Hooch gritando: "Vassouras no Ar", essa sim foi uma grande juíza oficial de Quadribol em Hogwarts e vista em alguns eventos da copa mundial de Quadribol.

Aqui estão algumas faltas do nosso amado Quadribol. Juízes, mudança ou não?

Abaixo a lista das dez faltas mais comuns no Quadribol:
Acotovelar
Bloquear
Catimbar
Conduzir
Escada
Furar as Goles
Guidonar
Mutretar
Rolo Comprenssor
Roubar o Pomo
Trombar
Caros Leitores, resta saber se realmente tais regras irão mudar e se vamos ter grandes novos juízes para o nosso amado Quadribol. Porém, ainda há bruxos em cima do muro contra ou a favor. O medo do novo mexe com quelaquer pessoa.
Esperamos novas suspresas em relação ás novas regras, apoio e completa dedicação dos novos juízes. Estaremos de olho.







Share on Google Plus

About Paris Looken Tramell

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário